causas de Bem
Adote a causa e faça uma carteirinha de doador de órgãos

Adote a causa e faça uma carteirinha de doador de órgãos

A Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos – Adote.org, se dedica à divulgação de informações sobre o processo de doação de órgãos, pois além da nossa sociedade precisar vencer um tabu, ainda falta muito esclarecimento a respeito dessa atitude de amor ao próximo.

No Brasil, ainda não chegamos a 20 doadores por milhão de habitantes, enquanto que na Espanha, já são 40 por milhão. De acordo com a Adote.org, ao fim de 2020, 43.643 brasileiros aguardavam na fila de transplantes. A angústia dessa espera impacta mais de 100 mil familiares.

Na verdade, o que a maioria de nós não sabe é que, para se tornar um doador de órgãos, basta ter mais de 21 anos e comunicar a família, sem a necessidade de deixar nada por escrito. Isso quer dizer que cabe à família informar o desejo da pessoa em doar que órgãos ao seu óbito, o que infelizmente acaba não acontecendo em muitos dos casos.

De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), de cada oito potenciais doadores, apenas um é notificado pelos parentes, que são os únicos que podem autorizar a doação. A Adote.org sabe que a maioria das famílias, por conta do luto e do desconhecimento, por questões religiosas, emocionais ou até mesmo por puro esquecimento, acaba não informando o desejo do doador aos hospitais que trabalham em conjunto com os órgãos que gerenciam a longa fila de espera por transplantes.

A Adote.org costuma divulgar que cada doador é capaz de salvar mais de vinte pessoas, podendo doar córneas, coração, fígado, pulmão, rim, pâncreas, ossos, vasos sanguíneos, pele, tendões e cartilagem. Para incentivar a família a fazer jus ao desejo do doador, a Adote também oferece uma carteirinha de doador de órgãos. Saiba como fazê-la em: https://www.adote.org.br/seja-um-doador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *