causas de Bem
Pimp My Carroça

Pimp My Carroça

Vamos apoiar o movimento que ganhou escala global tirando os catadores de lixo reciclável da invisibilidade, aumentando sua renda e auto estima. Por meio da arte,  tecnologia e apoio coletivo, o #PimpMyCarroça reconhece o trabalho essencial desses trabalhadores que geram impacto positivo para o meio ambiente.

MANIFESTO PIMP MY CARROÇA

Dar visibilidade a quem já é protagonista. Se essa frase parece sem sentido é porque a realidade não faz sentido algum. Catadoras e catadores realizam a parte mais exaustiva e importante da cadeia da reciclagem, mas são os menos reconhecidos e os menos remunerados. Tudo que fazemos é usar a arte pra deixar claro que essa contradição existe e trabalhar pra que ela deixe de existir, tanto na aparência quanto na essência. Mas esse descaso não é por acaso. Governantes e empresários ignoram o catador de maneira deliberada: em geral oriundos de um contexto social vulnerável, na prática os profissionais da reciclagem são mão-de-obra gratuita. É assim que os catadores são vistos por muitos dos poderosos do setor público e privado. Pra esses poderosos, a realidade – do jeito que está posta – faz todo sentido.  

A educação ambiental precisa dar um passo adiante. Apenas jogar o lixo no lixo não basta mais. É preciso, antes de mais nada, parar de chamar de lixo: pros catadores essa palavra é quase um palavrão. Lixo cheira mal e não serve pra nada: a matéria-prima dos catadores é o material reciclável. É preciso limpar essa matéria-prima e depois separá-la. É preciso entender que o resíduo que geramos não desaparece depois que some do nosso campo de visão: esse resíduo continuará existindo por muito tempo é nossa responsabilidade prepará-lo pra que ele chegue até sua destinação ambientalmente correta. É preciso repensar nosso consumo e entender o impacto que cada produto do dia a dia tem no meio ambiente. 

Catadores coletam 90% de tudo que o Brasil recicla. Estamos falando de um país cuja coleta seletiva pública atende apenas 17% de seus habitantes – e mesmo esses poucos privilegiados provavelmente não têm seus resíduos destinados corretamente, pois é um sistema pouco eficiente. No nosso país, a regra é a seguinte: as prefeituras pagam pra empresas coletarem os resíduos misturados, destinando-os até um aterro sanitário, que tem a mórbida função de servir como cemitério de dinheiro e recursos naturais. Era pros catadores brasileiros serem uma categoria bilionária, mas preferimos pagar pra enterrar essa fortuna. Com o tempo vai ficando claro que, pra além da nítida aberração humana que é o descaso com a vida dessas pessoas e seus familiares, ignorar os catadores é também uma aberração social, ambiental e econômica. Catadores são a opção mais assertiva pra qualquer empresa ou prefeitura que queira levar a sério a questão dos resíduos.

Conheça os números e o impacto do movimento. Faça parte!

Participe desse movimento: https://pimpmycarroca.com/#faca-parte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *