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Como a cultura para ESG impacta a reputação de marca?

Como a cultura para ESG impacta a reputação de marca?

Por Adriana Martins* – Como a cultura ESG (sigla em Inglês para ambiental, social e governança) pode fortalecer a reputação e gerar mais valor para a sua marca?

Cada vez mais clientes e consumidores estão dispostos a investir em produtos de empresas que promovam as melhores práticas de qualidade, segurança, proteção ambiental, recursos humanos, comunicação, governança e transparência com o mercado. Por isso, incorporar essas práticas ao dia a dia da empresa, de seus colaboradores e em seus processos, fortalece a cultura de compromisso com a conformidade e integridade de seus produtos, agregando valor de reputação e vantagem competitiva para a marca.

As novas gerações de consumidores, que também estão se tornando tomadores de decisão dentro das empresas, em especial as gerações “millennials” e Z, demandam maior visibilidade sobre a origem, métodos de fabricação, manuseio e transporte, impacto social e ambiental dos produtos que consomem, ou seja, transparência sobre toda a cadeia produtiva, sendo que, a maioria deles deseja ter acesso a essas informações antes de decidir pela compra.

Esse anseio por maior transparência, ao longo da cadeia de valor, revela uma maior compreensão e exigência em relação ao compromisso do negócio com a sustentabilidade, sua longevidade e a prosperidade do planeta e das pessoas.

Para o sucesso da estratégia de ESG e o fortalecimento da reputação do negócio, as áreas de meio ambiente, RH e governança precisam trabalhar muito alinhadas com o marketing e a comunicação, orientando-se por padrões de relato aceitos pelo mercado para dar transparência às suas ações e avanços em relação às metas de sustentabilidade.

No seu relatório de sustentabilidade, a empresa poderá comunicar para todas as partes interessadas (stakeholders), não apenas resultados de negócio, mas também as métricas e indicadores que comprovem avanços quanto às suas políticas sociais, de proteção ao meio ambiente e de ética e integridade, por exemplo: como a empresa orienta seus fornecedores para o cumprimento dos padrões de qualidade e de conformidade, se os funcionários recebem treinamento para capacitação e melhoria contínua dos processos, se a empresa mantém um programa de cultura para a qualidade, ética e integridade, quais foram os avanços tecnológicos, as certificações obtidas, a melhoria nas pesquisas de satisfação, entre outros temas. Fazer com que tudo isso se torne de conhecimento público, soma pontos para a transparência, maior confiança na marca e melhores resultados comerciais.

O ESG se torna, assim, uma poderosa estratégia para fortalecimento da reputação, fidelização de clientes e competitividade do negócio, já que fornecedores, colaboradores e consumidores se tornam mídia ativa, recomendando e influenciando outras pessoas, gerando o famoso word-of-mouth (boca a boca), seguidores espontâneos e o advocacy (defensores fiéis) para a marca.

*Adriana Martins é consultora de planejamento estratégico e de marketing com foco em reputação de marca, sustentabilidade e ESG (Environmental, Social, Governance).

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